Foi tornado público, nesta manhã do dia 13 de dezembro (meio dia de Roma), memória litúrgica de Santa Luzia, a nomeação feita pelo Papa Francisco de D. Juarez Delorto Secco para 9ºBispo Diocesano de Caratinga, MG. Hoje o Papa completa 54 anos de vida presbiteral.
D. Juarez foi nosso Bispo Auxiliar desde 09 de setembro de 2017, quando fui o ordenante principal em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Era bispo titular de Vegesela in Numidia. Ele é capixaba de Cachoeiro de Itapemirim onde foi registrado seu nascimento aos 4 de julho de 1970. Foi ordenado sacerdote no dia 10 de março de 2001 na sua mesma cidade natal.
Em nossa Arquidiocese desempenhou muitas funções, entre as quais: Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro;Vigário Geral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; Bispo Referencial da Comissão Arquidiocesana para o Diaconato Permanente (CADIPERJ); Bispo Referencial do Economato da Arquidiocese; Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Cascadura; Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Madureira; Bispo Referencial da Pastoral Presbiteral; Bispo Referencial da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro –Centro; Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas Vulneráveis e Moderador da Cúria Metropolitana.
A partir de hoje é bispo nomeado para Caratinga. D. Juarez assumirá a sua missão de Bispo Diocesano em Caratinga no dia 17 de fevereiro de 2024, sábado, as 16 horas na Catedral de Caratinga. Estará se despedindo de nossa arquidiocese que serviu com tanto carinho como Bispo Auxiliar até hoje, na missa de São Sebastião, dia 20 de janeiro, as 17 horas. Agradecemos sua unidade e missão que desempenhou entre nós com responsabilidade e carinho. Como bom “padre do Prado” assumiutudo com simplicidade e coragem. Temos certeza de que leva para sua missão uma grande experiência.
A Diocese de Caratinga foi criada aos 15 de dezembro de 1915 pelo Papa Bento XV, com a bula “Pastorale Romani Pontíficis Officium”. Na época, a diocese era composta por seis municípios: Caratinga, Manhuaçu, Carangola, José Pedro (Ipanema), Mutum e Aimorés, ao todo eram apenas quinze paróquias. A diocese ao ser criada foi administrada por dom Silvério Gomes Pimenta, arcebispo de Mariana até a nomeação do primeiro bispo. Oito foram os Bispos de Caratinga: 1º. Dom Joaquim Mamede da Silva Leite – em 1918, que não tomou posse; 2º. Dom Manuel Nogueira Duarte – 1918-1919; 3º. Dom Carlo Fernandes da Silva Távora – 1920-1933; 4º.Dom josé Maria Parreira Lara – 1935-1936; 5º.Dom João Batista Cavati, CM – 1938-1956; 6º.Dom José Eugênio Corrêa – 1957-1985; 7º. Dom Hélio Gonçalves Heleno – 1978–2011 e 8º. Dom Emanuel Messias de Oliveira – 2011 – 2023, cuja renúncia por idade foi aceita hoje pelo Papa Francisco.